Na 11ª edição desta série de e-books técnicos, vamos continuar falando sobre estratégias de manutenção preditiva em redes de média tensão de usinas eólicas e solares. Do ponto de vista de gestão, essa abordagem permite que os gestores obtenham informações mais detalhadas sobre o estado dos ativos, permitindo maior previsibilidade de custos, planejamento operacional, direcionamento de recursos para manutenção preventiva, bem como planejamento de contingência (no caso de falhas) e de substituição de cabos, quando necessário.
Nesta segunda parte, o foco do e-book será as medições de descargas parciais. Para quem não sabe, descargas parciais são rupturas/centelhamentos que ocorrem localmente em determinada região do cabo ou em seus acessórios. Essas descargas produzem solicitações abruptas de carga, que não acionam o sistema de proteção, pois não rompem totalmente os isolamentos. Podem produzir alteração nas características e propriedades elétricas dos materiais que compõem os cabos, aquecimento localizado, entre outros fenômenos.
Os ensaios de descargas parciais são, portanto, indicados principalmente para diagnosticar defeitos em acessórios, terminações e emendas que, geralmente, evoluem para a redução da rigidez dielétrica local, podendo levar as redes de média tensão a falhas prematuras. Neste e-book, abordaremos temas como métodos para detecção de descargas parciais, identificação de diferentes tipos de defeitos que produzem esse fenômeno, avaliação de criticidade e técnicas adicionais.
SIGA NOSSO LINKEDIN